Quinta-feira, 15 de março de 2018
Última Modificação: 09/02/2021 10:53:29 | Visualizada 741 vezes
Ouvir matéria
Vigilância Socioassistencial
O município de Iretama é um dos primeiros municípios da COMCAM, de pequeno Porte I (menos de 20 mil habitantes), a implantar o Sistema de Vigilância Socioassistencial.
A Secretaria Municipal de Assistencia Social, com sua Gestora Helena Tolin Flores e, em parceria com a Administração Municipal, Prefeito Wilson Carlos de Assis, está implantando no município de Iretama o Sistema de Vigilância Socioassistencial, que foi pactuado com o Ministério de Desenvolvimento Social no Pacto de Aprimoramento de Gestão 2014-2017. Sendo esta a última etapa para cumprimento integral do referido pacto.
A capacitação técnica está sendo realizada nos dias 15 e 16 de março, por Ricardo André Bevilaqua Teixeira ME, quinta e sexta-feira, que, envolve toda a equipe da Secretaria Municipal de Assistencia Social CREAS; CRAS; SCFV; Casa Lar; Órgão Gestor. Nestes dois dias, não sendo realizado o atendimento diário, somente casos de emergência. Isto se faz necessário, para inserção de toda a equipe no Sistema de Vigilância Socioassistencial de Iretama.
Em tempo, os recursos para a implantação desse sistema são oriundos do: Piso Paranaense de Assistencia Social - PPAS 1, Incentivo IV do Programa Família Paranaense e o Indice de Gestão Descentralizada do Sistema Unico de Assistencia Social - IGD SUAS.
“A Vigilância Socioassistencial tem como objetivo a produção, sistematização, análise e disseminação de informações territorializadas: I – das situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos e dos eventos de violação de direitos em determinados territórios; II – do tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços ofertados pela rede Socioassistencial.
A adequação entre as necessidades da população e a oferta dos serviços, vistos na perspectiva do território, deve ser um tema sob permanente análise da área de Vigilância. Essa visão de totalidade é fundamental para a definição de responsabilidade e para o planejamento das ações, integrando necessidades e ofertas.
A Vigilância Socioassistencial constitui-se também como uma área de gestão da informação, dedicada a apoiar as atividades de planejamento, de supervisão e de execução dos serviços socioassistenciais por meio do provimento de dados, indicadores e análises, e deve estar estruturada e ativa em nível municipal, estadual e federal”[i]l.
[i] Fonte: http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/gestao-do-suas/vigilancia-socioassistencial
25 de Novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
Última Atualização do site: 03/04/2025 08:31:31