Segunda-feira, 19 de março de 2018
Última Modificação: 09/02/2021 11:25:20 | Visualizada 5440 vezes
Ouvir matéria
No dia primeiro de março a Secretaria Municipal de Assistência Social no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, recebeu a visita da Assistente Social Márcia Cristina Lázaro, consultora da UNESCO e Coordenadora Regional do Programa Criança Feliz. São duas assistentes sociais responsáveis pelo programa no Estado do Paraná, sendo que Márcia Cristina coordena a regional onde o município de Iretama. O programa é uma adesão espontânea do município de Iretama, portanto, não são todos os municípios que fazem parte, e, recebem recursos do programa. Na ocasião a Gestora da Assistência Social Senhora Helena Tolin Flores e a Primeira Dama Zélia Dziubat de Assis recepcionaram a Senhora Márcia Cristina que, agradeceu a boas vindas, e, explanou sobre o trabalho realizado com as famílias. A Coordenadora Municipal do Programa Regiane Musial e as visitadoras puderam tirar suas dúvidas. Ao final a Assistente Social Senhora Marcia Cristina elogiou as ações que estão sendo realizadas no município referente ao Programa Criança Feliz, que atende a meta integral do município, ou seja, 75 crianças de 0 a 06 anos e 25 gestantes.
A manutenção do programa é realizada com recursos advindos do Governo Federal – Programa Criança Feliz.
Programa Criança Feliz[i]
â–º O que é?
O futuro da criança começa na primeira infância.
Crianças que recebem atenção e cuidados especiais na infância se desenvolvem com mais facilidade e autonomia, tanto na vida escolar, nas relações sociais e até na vida profissional. Tudo depende dos estímulos que elas recebem nos primeiros anos de vida, a chamada Primeira Infância. É nesse período que o cérebro se estrutura e que a maior parte das competências fundamentais para o ser humano se desenvolvem.
Com esse foco, o Governo Federal criou em 05 de outubro de 2016, por meio do Decreto n. 8.869, o Programa Criança Feliz. Com a adesão do Governo do Estado ao programa, o Paraná passa a participar da gestão e capacitação de visitadores domiciliares em parceria com a União e municípios.
O objetivo do programa é promover um desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos, incentivando e orientando as famílias, por meio de visitas técnicas periódicas, a cuidarem melhor de suas crianças.
O programa possui uma articulação intersetorial entre as áreas da Assistência Social, Cultura, Educação, Justiça e Saúde. Isso garante um melhor atendimento e acompanhamento das famílias, além de potencializar a proteção das crianças e suas famílias e contribuir para a redução da ocorrência de vulnerabilidades e riscos sociais a que estão expostos.
►​ Objetivos do Programa:
[i] FONTE: http://www.desenvolvimentosocial.pr.gov.br/pagina-1387.html
25 de Novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
Última Atualização do site: 03/04/2025 08:31:31