E-sic

SIC

E-sic

E-SIC

Primeira Mobilização do Movimento"Pelo fim da Violência Contra a Mulher: Somos muitas, Somos uma só"

Segunda-feira, 25 de março de 2019

Última Modificação: 09/02/2021 13:04:33 | Visualizada 904 vezes


Ouvir matéria

Aconteceu na última sexta-feira 22 de março a 1ª Mobilização do Movimento “Pelo fim da Violência Contra a Mulher: Somos muitas, somos uma só! ”  

O Movimento começou com uma caminhada com dezenas de pessoas, da Praça Euclides Pepino até a Casa da Cultura Geraldo vieira Gomes.

Na Casa da Cultura, teve uma Mesa Redonda com as presenças e falas da Juíza de Direito da Comarca Iretama, Doutora Ana Carolina de Oliveira; Promotora de Justiça Substituta, Doutora Jarlene Monteiro; Psicóloga do Centro da Juventude, e, professora da UNICAMPO de Campo Mourão, Thais Fondazzi; Sargento Marco Antônio da Silva, e, como mediadora da Mesa Redonda a Senhora Nadir Fantin. A Casa da Cultura ficou lotada, onde as pessoas ouviram atentamente as explanações sobre os índices de violência no município. A Psicóloga Thais se ateve ao histórico das conquistas da mulher, e, o que leva uma pessoa a cometer violência contra a outra pessoa, no caso contra a mulher. Doutora Ana Carolina, Doutora Jarlene, e o Sargento Marco Antônio falaram sobre como é o procedimento de apuração em cada área, Policia Militar, Ministério Público e Poder Judiciário. A Doutora Ana Carolina e a Doutora Jarlene expuseram os índices alarmantes do município “não há um único dia útil em que não se abra um processo de medida protetiva a uma mulher”. Mais de um terço dos processos que arrolam na comarca (cerca de 132 processos), são de violência contra mulher. É importante a mulher compreender que a sua independia financeira, passa pelo processo de educação formal. Existem muitas mulheres abaixo dos quarenta anos em Iretama que, não terminaram o Ensino Médio, e estas mulheres precisam se conscientizar que, a necessidade de estudos é eminente para um futuro melhor, para a sua vida e de seus filhos!

Após as falas, foi aberta para perguntas ao público em geral.

No encerramento da Mesa Redonda o Senhor Fabio do SICREDI homenageou os palestrantes da noite, com alguns mimos personalidades do SICREDI.  

Após teve uma apresentação dos alunos do 2º ano de Formação de Docentes do Colégio José Sarmento Filho, para uma Apresentação de Dança, com encenação da música “Because I Love You”, foi um momento emocionante.

Importante frisar que: “O movimento é uma forma afirmativa e solidaria de clamar pelo fim da violência contra a mulher! E, clamar em alto e bom som, pelas Marieles do Rio de Janeiro, pelas Tatianes de Guarapuava, Emilys de Marialva, pelas Elizeias de Pitanga, pelas Márcias, Cristianes, Edivanias, Flor, Rosildas, Cidas, de Iretama, pelas Marias da Penha Brasileira – Basta! Chega! Chega, das mães choraram pela perda de suas filhas! Chega das filhas e filhos chorarem a perda da mãe! Nós também queremos e merecemos uma vida plena de amor, respeito e igualdade! Somos muitas, somos uma só!”  

O evento foi uma ação da sociedade iretamense, e contou com as seguintes parcerias: Prefeitura Municipal; Tribunal de Justiça do Estado do Paraná; Ministério Público do Estado do Paraná; Polícia Militar; Secretaria Municipal de Assistência Social; CRAS; CREAS; Secretaria Municipal de Educação e Cultura; Secretaria Municipal de Saúde; Pastoral Familiar; Rotary Club de Iretama; Movimento Cursilho; SICREDI; Colégio Estadual José Sarmento Filho; Colégio Estadual Anibal Khury;

 

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de Atendimento: Manhã: 7h30 às 11h30 Tarde: 13h às 17h
mapa site Mapa do Site

Rua Oscar Gauer Khunn, 174 - Cep 87280-000 - Iretama - Pr

Última Atualização do site:  21/11/2024 13:53:07