Quarta-feira, 24 de maio de 2023
Última Modificação: 24/05/2023 09:46:14 | Visualizada 96 vezes
Ouvir matéria
O uso de pesticidas na lavoura se tornou uma pratica comum, de acordo com estudos científicos milhões de pessoas envolvidas com agricultura desenvolvem intoxicação aguda por agrotóxicos todos os anos. Caso não utilize os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, os trabalhadores podem sofrer envenenamento, sentindo-se fracos, com dores de cabeça, vômito, diarreia, erupções cutâneas, distúrbios no sistema nervoso e desmaios. Em casos graves, o coração, os pulmões ou rins são severamente afetados.
Além dos sintomas pós envenenamento, a exposição constante aos pesticidas pode acarretar em desenvolvimento de câncer. Em nosso município o câncer de estomago e intestino são os que mais atingem a população, por ser uma região agrícola que utiliza com frequência pesticidas para controle de pragas e principalmente pelo número elevado de trabalhadores que não utiliza os EPIs adequados para manuseio e aplicação dos produtos.
Assim como diversas áreas de trabalho exigem a utilização de equipamentos para seus trabalhadores se protegerem, no setor agrícola, o EPI é de acordo com a NR 31 uma ferramenta de trabalho obrigatória por lei e seu uso é muito importante para preservar a saúde daqueles que trabalham manuseando pesticidas.
A utilização correta dos equipamentos de proteção individual é essencial para se proteger da contaminação por pesticidas. Os EPIs são ferramentas importantes para evitar a exposição e assegurar a proteção da saúde dos trabalhadores
Importante ressaltar que o cuidado e uso de proteção adequada ao manusear produtos químicos agressivos e hábitos saudáveis contribuem para reduzir o risco de desenvolver câncer de estomago e intestino, além da realização periódica de exames de preventivos.
Última Atualização do site: 21/11/2024 13:53:07